© 2023 por Eduardo Araújo Engenharia

  • Instagram
  • Facebook Social Icon

August 2, 2017

August 1, 2017

Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

IMPERMEABILIZAÇÃO

August 2, 2017

Qual a diferença entre impermeabilizante rígido e impermeabilizante flexível?
A diferença é caracterizada pelas partes construtivas onde serão aplicados. A NBR 9575 - Impermeabilização - Seleção e Projeto define que impermeabilização flexível é o conjunto de materiais ou produtos aplicáveis nas partes construtivas sujeitas à fissuração e que impermeabilização rígida é o conjunto de materiais ou produtos aplicáveis nas partes construtivas não sujeitas à fissuração.

 

 

 Argamassas com aditivos hidrofugantes são classificadas como impermeabilizantes rígidos.

 

O que é e como funciona um hidrofugante para concreto?
A principal função do hidrofugante à base de silicone é proteger o concreto aparente contra a umidade, sem modificar sua aparência natural. Ele torna as superfícies minerais repelentes à água, impedindo a penetração da umidade. Com ele, é possível aumentar a vida útil dessas superfícies ao livrá-las de eflorescências e manchas.

Mantas são indicadas para lajes e outras áreas sujeitas à movimentação e fissuração.

 

Em quais casos se usa manta asfáltica?
Manta asfáltica é um impermeabilizante flexível indicado para superfícies planas, como lajes de piso do andar térreo e de cobertura de edifícios. Ou seja, locais sujeitos à fissuração.

 

Quando é necessário fazer manutenção da impermeabilização?
A manutenção de impermeabilizações expostas deve ser realizada de acordo com instruções do fabricante do produto, mas precisam ser monitoradas. A manutenção de impermeabilizações protegidas deve ser realizada inicialmente na camada de proteção e, no caso de infiltrações, deve ser realizada até o impermeabilizante na região da falha. No caso de obras ou instalação de equipamentos, a área abrangida deverá ser reparada imediatamente.

 

Quais produtos são usados para impermeabilizar uma laje de cobertura exposta ao sol e à chuva?
Em geral, em locais expostos a intempéries, deve ser aplicada impermeabilização do tipo flexível autoprotegida ou com

 

aplicação de proteção adicional.

 

Como fazer reparos pontuais em mantas asfálticas?
Inicialmente a manta deve ser exposta em toda a área com problemas de infiltração. Em seguida, deve ser realizada uma busca para identificar com precisão o local de falha de colagem ou defeito na manta, por onde a água esteja infiltrando. Localizada, essa parte da manta com problemas deve ser cortada até pelo menos 10 cm além da área afetada. A colagem de nova manta deve ser realizada preferencialmente utilizando asfalto a quente e seguindo os procedimentos indicados pelo fabricante. Devem ser executadas a seguir, se for o caso, as camadas de proteção mecânica.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square